IMPULSO

Image v1
outubro
24
Livros a não perder

Por César Ferreira

Convidei o César para nos ajudar a crescer como pessoas. Para nos ajudar a criar um movimento transformador neste espaço onde também teremos outras pessoas transformadoras. A inspiração e o saber são chave para esse objetivo. O César vai trazer esse saber através dos livros. Desafie-se a melhorar e a desenvolver-se a si mesma(o). Há um mundo novo à nossa espera quando nos conhecemos a nós próprios... Espero que vos seja útil cada livro e cada conselho. Boas leituras. Cristina Amaro



Há um momento na vida em que, inevitavelmente, equacionamos o ponto em que nos encontramos. Medimos, pesamos e comparamos um conjunto infindável de fatores para termos a certeza absoluta do que já sabíamos: que as nossas expectativas superaram os nossos sonhos. Mas algo jamais estará perdido, pois os nossos sonhos podem ser maiores do que as nossas expectativas. Basta que, para isso, estejamos disponíveis para avançar e tenhamos a tenaz ousadia de reclamar o nosso lugar no mundo.

Falta de energia constante, estados depressivos, pensamentos negativos repetitivos, ausência de sentido para a vida. Estes são apenas alguns dos sintomas de que, algures, nos desviámos da nossa essência. São sinais de aviso luminosos que a vida nos mostra para que possamos parar, pensar e agir. E isso não é apenas bom. É excelente!

A vida disponibiliza-nos sempre, e na íntegra, aquilo de que necessitamos para seguir em frente. Os erros, os fracassos, os efeitos secundários das decisões mal tomadas assumem um papel determinante no jogo da nossa evolução. Representam, por assim dizer, toda a aprendizagem que temos de fazer para que algo de fantástico aconteça na nossa vida.

A concretização de um sonho não depende, exclusivamente, do timing de execução e do espaço em que acontece. Um sonho realiza-se por acreditarmos que é possível e por entrarmos em ação. Por nos despirmos de todas as desculpas. Por o impulsionarmos acima de todas as derrotas e incongruências. Pela vontade de fazer diferente e de fazer acontecer. Por fazer o que a nossa alma pede.

Não adiamos os nossos sonhos por mero acaso. Fazemo-lo por medo do desconhecido e por acharmos que nunca estamos no momento certo. Adiamos, procrastinamos, fazemos de conta de que não existe, arranjamos mil e uma desculpas que nos tirem a responsabilidade de cima dos ombros, como se um sonho fosse um peso que carregamos.

Um sonho deve suavizar o teu caminho e não torná-lo árduo ou sinuoso. Se procuras o momento ideal para agir, não aguardes mais. Não procures fora as condições. Tu és o momento certo. Shakespeare afirmava que “nós somos do tecido de que são feitos os sonhos”. Tu e os teus sonhos são um só e ambos dependem um do outro para que a beleza da vida se manifeste.

Há um dia em que tudo mudará para sempre. Nesse dia terás de tomar uma decisão. Ou avanças fazendo tudo o que tens a fazer, ou pura e simplesmente desistes e deixas que a mágoa da tua inação passe a fazer parte de ti, controlando-te. Para ambas as situações é preciso impulso. O impulso da expansão ou o impulso do recolhimento. A decisão é tua e sempre tua será.

Para que possas tomar a melhor decisão quanto ao tipo de impulso que queres dar aos teus sonhos, sugiro-te a leitura de dois livros. São leituras que te farão ganhar perspetiva de que os sonhos são para serem vividos, independentemente do contexto em que te encontras. Provavelmente, e após a sua leitura, estarás motivado e pronto para dar o próximo passo. Estarás então no ponto certo para que algo de mágico aconteça. Por isso, não percas o estado de graça com que foste brindado. Agarra essa força e coloca-a ao teu serviço. Ao serviço dos teus sonhos.

Image

A Última Aula de Randy Pausch e Jeffrey Zaslow

Este livro conta a história verídica de Randy Pausch, professor de Ciência Computacional na Universidade norte-americana de Carnegie Mellon, que, ao lhe ser diagnosticado um cancro pancreático, optou por viver o tempo que lhe restava da melhor forma para que pudesse deixar uma imagem positiva de si aos seus filhos e ao mundo.

Autor da palestra “Conquistar os nossos sonhos de infância”, Randy Pausch faz-nos perceber que os nossos sonhos, sejam eles de infância ou não, têm sempre espaço na nossa vida.

Image

Dentro da Loja Mágica de James R. Doty

A magia esteve sempre ligada aos sonhos. É puro ato de magia quando temos a coragem e a humildade de concretizar os nossos maiores sonhos.

Este livro conta a história do próprio autor, que, apesar de todos os desafios aos quais esteve sujeito, se entregou à magia como forma de olhar para dentro de si mesmo e de escutar a voz do coração.

A vida de James Doty tinha tudo para dar errado, mas deu certo. Atualmente é um dos mais respeitados neurocirurgiões e é professor catedrático de Neurocirurgia na Universidade de Stanford.

Estes dois livros vão dar-te a energia, as ferramentas e o impulso de que necessitas para avançar. Avançar com os teus sonhos. Avançar com todo o teu potencial. Avançar com a tua vida.

Para que estes livros tenham um poder transformacional ainda maior, sugiro-te que, após a leitura de pelo menos um dos livros, assumas o teu maior sonho perante ti mesmo. Que te olhes ao espelho e que, olhos nos olhos, fales contigo próprio acerca desse grande sonho. Escuta o que a tua alma te diz e te pede. Experiencia cada emoção que surgir com humildade. Aprecia o que já tens e assim saberás que pouco ou nada te falta para que aquilo que ambicionas se concretize.

Como dizia Goethe, “seja qual for o teu sonho, começa. Ousadia tem genialidade, poder e magia”. Reclama o teu lugar no mundo. Jamais será tarde para que a magia aconteça na tua vida.

Boas leituras.

Sentir a vida