De “pé descalço” a MOTIVADOR de mentes

Image v1
outubro
31
Com quem me cruzo

Por Ana Gaboleiro

Encontrei-me com o Ricardo Frade à hora de almoço. Pedi-lhe para se sentar ao meu lado. Precisava de perceber quem era a mente por detrás do coaching. Tenho de confessar que estava fascinada. Ainda há poucas horas tinha entrado em palco com uma energia incansável. Conseguiu deixar-me a pensar, cativou-me aquele talento para motivar.

Contou-me que aos 14 anos se interessou por psicologia e desde muito cedo brilhou como orador cativando todos à sua volta. Foi consultor, empresário e escritor. “Pé Descalço” é o seu primeiro livro que conta a viagem que realizou da Suécia até Portugal sem dinheiro, cartão de crédito, telefone ou computador, uma prova de que é possível resolver a generalidade dos problemas com coragem, foco e persistência.


Mas foi em 2009 que surgiu a oportunidade de entrar em contacto com o mundo do coaching, depois de ter realizado o seu primeiro programa na área, na altura enquanto coachee. Mas só em 2013 é que começou a interessar-se pela possibilidade de ser ele próprio o coach.

Troquei apenas “dois dedos” de conversa com o Ricardo. A energia é tanta que sente que tem de estar em todo o lado a ajudar a sua equipa. Mas valeu a pena e soube tão bem.

Image

Como nasce a tua paixão pelo coaching?

Sempre me dei bem a ajudar pessoas. Primeiro eram as explicações, depois o ensino, depois os projetos sociais, depois os clientes que queriam ajudar para isto e aquilo. A isto junta-se o interesse pela psicologia, que despontou aos 14 anos e não mais parou, e inclui a participação numa série de eventos e formações de quem sabe (e muito!), como Jack Canfield ou T Harv Eker, e de uma série de outros trainers nas várias áreas do desenvolvimento pessoal e empresarial. Junta-se a constatação de quem tem um jeito especial para trabalhar os processos mentais e descortinar os padrões de comportamento e pensamento de quem me pede ajuda, e voilà: coaching!

De onde vem esta tua capacidade de poder transformador e motivador de jovens? O que te fascina?

Eu era professor, e já nas escolas por onde passei era assim: sempre tive um jeito especial para projetos transversais com jovens. Depois de aprender uma série de técnicas de palco, tudo ficou ainda mais fácil…Hoje é quase empírico, intuitivo: qualquer que seja o público consigo resultados, e quando os jovens me “deixam entrar”, aí as coisas ficam fantásticas! Como aliás viste no “Começar Hoje” (foi só uma amostrinha).

Onde podemos encontrar-te?

O próximo evento para adultos é o get.Up Porto no dia 9 de fevereiro, com um custo de 199€, que pode ser reduzido se comprado com antecedência, online ou num evento, acontecendo o mesmo com o Advanced Teen, com um custo base de 49,90€, mas este mais vocacionado para jovens até ao secundário (máximo de 17 anos). O Advanced Teen vai acontecer em Leiria, Caldas da Rainha, Aveiro e Amarante, ainda sem datas confirmadas.

O que te apaixona na vida?

Ajudar outros a melhorar as suas vidas, empresas e negócios.


Fotos: Bright Creations

Descobrir as pessoas